#25 Ciência e Deus

24 Fev

Há uns anos atrás conheci um rapaz que se diz ateu, quase não acreditei! Eu fiquei tão chocada, que não consegui dizer nada de útil a ele. Enquanto ele me dizia o porquê de ter se tornado ateu, eu pensava comigo mesma: “Como alguém pode não acreditar em Deus? Como é possível existir alguém que acredita que Deus não existe?”. Ainda me lembro direitinho daquela conversa, do rosto dele, do lugar… Até hoje eu penso no que eu deveria ter dito para que ele se convencesse de que Deus existe… Depois de um tempo vi o vídeo da música “Deus existe” e pensei “Eu poderia ter mostrado esta música para aquele jovem!”

 

Mas será que seria o suficiente para que ele “acreditasse” em Deus? Ou ainda seria pouco? Talvez se ele lesse esse texto: “Cientista prova que Deus existe” (http://apenas1.wordpress.com/2012/02/22/cientista-prova-que-deus-existe/).

O fato é que acreditar em Deus não é resultado de uma explicação científica ou de uma prova física. Não é simplesmente lógica. É questão de fé.  O Catecismo da Igreja Católica é uma fonte muito rica e que traz ótimas explanações sobre a fé. De um modo muito particular quero deixar aqui o que alguns trechos daquilo que está no YOUCAT:

” Fé é conhecimento e confiança. (…) fé é muito mais que “conhecimento”, ela significa “certeza”. E esta é a fé que fez Abraão mudar-se para a Terra Prometida (…)” – Tópico 21, págs. 25-26.

“Quando nasce a fé, ocorre com frequência uma perturbação ou um desassossego. O ser humano apercebe-se de que o mundo visível e o decurso normal das coisas não correspondem a tudo o que existe. Sente-se tocado por um mistério. Persegue as pistas que o rementem para a existência de Deus e encontra-se cada vez mais confiante em abordar Deus e, por fim, ligar-se a Ele livremente. (…) Crer significa aderir a Jesus e entregar a nossa vida inteira nas Suas mãos.” – Tópico 22, pág. 26

” Nenhuma verdade da fé traz concorrência com as verdades da ciência. Só existe uma Verdade, à qual dizem respeito tanto a fé como a razão científica. Deus quis tanto a razão, com que podemos descobrir as estruturas racionais do mundo, como a fé. (…) A fé existe para conhecermos as coisas que, embora não possam ser abarcadas pela razão, existem todavia para além da razão e são reais (…).” – Tópico 23, pág. 27

Ai tem muitos outros trechos legais, mas não dá pra eu colocar senão fica muito extenso! Se estiver curioso, leia o Catecismo ou o YOUCAT. Pra finalisar, deixo esta frase:

“Crer significa sustentar, durante toda a vida a incompreensibilidade de Deus”

Karl Rahner (1904-1983, teólogo alemão)

Abraços…

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Deixe uma Resposta

