#114 Como surgiu a oração do terço?

3 Jan

Você sabe qual a origem do santo terço?

 

A origem do terço é muito antiga.

Remonta aos anacoretas orientais (monges cristãos eremitas) que usavam pedrinhas para contar suas orações vocais. Em 1328, segundo a tradição, Nossa Senhora apareceu a São Domingos, recomendando-lhe a reza do Rosário para a salvação do mundo.

Nasceu assim a devoção do Rosário, que significa “coroa de rosas oferecidas a Nossa Senhora. Os promotores e também divulgadores desta devoção foram os Dominicanos, que também criaram as Confrarias do Rosário.

 O papa dominicano Pio V animou vivamente a prática da recitação do Rosário, que logo se tonou a oração popular predileta da cristandade.

Essa devoção tem o privilégio de ter sido recomendada por Nossa Senhora em Lourdes, na França, e em Fátima, Portugal, o que depõe em favor de sua validade em todos os tempos.

O terlo pode ser rezado individual ou coletivamente. Ele é uma das mais queridas devoções a Nossa Senhora. Aparecendo em Fátima, ela pediu aos pastorinhos:

“…Continuem a recitar o Rosário todos os dias em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz no mundo e o fim da guerra…”

“O Rosário é um meio doado pela Virgem para contemplar Jesus e, meditando a sua vida, amá-Lo e segui-Lo sempre e fielmente.”
(Papa Bento XVI, Angelus – 07/10/2007)

Fonte: Católico.

Leia também: Comunidade Católica Totus Mariae – Ave Maria

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s