#143 O que realmente tem Valor

13 Jan

Só depois de começar escrever esse post é que percebi que falar/escrever sobre valores é um pouco complicado, pois existem vários “tipos” de valores: valores econômicos, valores materiais, valores morais ou éticos, valores humanos, valores espirituais, valores cristãos…
Não sou a pessoa mais capacitada para falar a esse respeito, mas vou tentar!
O vídeo abaixo despertou em mim essa vontade de falar sobre valores:

Gostei desse vídeo! Eu selecionei as falas que mais gostei:

– Dr. Auxílio: Meus amigos saibam que a maior riqueza não está naquilo que nós possuímos, não, mas sim a riqueza que trazemos dentro de nós, os valores que nós temos.
[…]
– Guga: Ô, doutor, você tá me confundindo mais ainda. Não tem como falar coisa de valor e a gente não pensar em dinheiro, em coisa valiosa, em coisa cara…

Gente, que mente pequena aquela que pensa que o que realmente tem valor são as coisas materiais, como dinheiro, carros, casa, roupas… O pior é que muitas pessoas vivem com este pensamento. Mas é preciso entender o que foi dito:

O que é essencial é invisível aos olhos, já dizia o Pequeno Príncipe. O que realmente tem valor não são as coisas que perecem e passam, mas aquelas que permanecem . Como é belo poder contemplar um gesto de caridade, uma atitude de bondade, ser justo, ser integro, ser obediente. São valores que não tem preço, meus queridos. E é por isso que temos que cultivá-los. Com esses valores com certeza a humanidade será mais feliz, os homens serão mais realizados.

O Dr. Auxílio está certo. O mundo vive uma crise de valores humanos e cristãos. Estes valores andam esquecidos pela maioria da sociedade, especialmente pelos jovens. Quantos jovens por aí tem vergonha de seus pais e até os ofendem! Que vergonhoso!
Tudo seria bem diferente se as pessoas se preocupassem mais com o próximo e deixassem de ser tão egoístas, fúteis e individualistas, passando a cultivar valores como:

  • Bondade
  • Caridade
  • Honestidade
  • Respeito (pela vida, pelo próximo, pelos animais, pela natureza, pelas diferenças…)
  • Responsabilidade
  • Obediência
  • Educação
  • Justiça
  • Ética …

Jovem, ACORDA! Reflita nas suas atitudes e passe a semear, cultivar e regar tais valores ao seu redor. Assim você estará contribuindo para um mundo melhor!

———–
 OBSERVAÇÃO: Caso o vídeo não carregue, você pode assistir a este outro: http://youtu.be/FVojGm94HJ8?t=4m23s. A parte que usei vai dos 4:23min aos 10:35min, que corresponde ao quadro “Me Ajuda Aí” (sobre Valores Cristãos) do programa “Bem da Hora”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s