#154 Cinzas: sinal de penitência e arrependimento

5 Mar

Com a Missa da Quarta-feira de Cinzas se inicia nossa caminhada Quaresmal rumo à Páscoa!

As cinzas que colocamos em forma de cruz sobre as nossas cabeças é sinal de penitência e arrependimento.

Introduzidos na Quaresma, tempo de conversão e de preparação para a Páscoa do Senhor, procuremos trilhar o caminho da conversão proposto pelo evangelho para que possamos celebrar de coração purificado o mistério pascal de Jesus Cristo.

LifeTeen-Joel-2-13

“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes, e voltai para o Senhor, vosso Deus; Ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo.”

(Joel 2, 12-13)

As cinzas estão associadas ao luto e tristeza. No Antigo Testamento, as pessoas usavam as cinzas como um sinal externo de seu arrependimento interior (Leia: Daniel 9,3-6).

Hoje a Igreja nos traz essa celebração para que possamos proclamar publicamente a nossa intenção de morrer para nossos desejos mundanos e viver ainda mais à imagem de Cristo, que era manso, humilde e misericordioso.

Que as cinzas e a quaresma não sejam uma simples tradição ou obrigação. Faça desse tempo uma época significativa. Procuremos crescer na caridade, fortalecer-nos na oração e praticar o jejum.. Reconheça-se como pecador e interiorize a busca pela conversão. Não deixe a quaresma passar “batido”, sem gerar alguma mudança no seu interior!

“Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto.”

(Isaías 55, 6)

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Uma “curiosidade”: As cinzas utilizadas na quarta-feira de cinzas são feitas da queima daquelas folhas de palmeira abençoadas no Domingo de Ramos do ano anterior. As cinzas são aspergidas com água benta, geralmente são perfumadas com incenso, e depois abençoadas! Você sabia?

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Leia também esse texto super interessante: Por que os católicos colocam cinzas em suas cabeças na Quarta-feira de Cinzas? (Em inglês) 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s